terça-feira, 30 de outubro de 2012

"Incerto Caminhar" - Livro de David de Medeiros Leite


Eu acabei de receber a segunda edição de “Incerto caminhar”, livro bilíngue de poesia premiado pela Escola Oficial de Idiomas de Salamanca e pela Universidade de Salamanca/Espanha. Por um acaso do destino, no primeiro dia após a minha chegada em Salamanca eu assisti a defesa da tese de doutorado de David, que também é advogado e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que versava sobre a gestão participativa e o princípio democrático. Meu muito obrigado ao escritor e literato potiguar David de Medeiros Leite, com que tive o prazer de conviver pelos incertos porém agradáveis caminhos salmantinos. Mesmo não sendo crítico literário nem poeta, depois da leitura pretendo tecer alguns comentários sobre a obra.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cartão de Boas-Festas - de Oswaldo Lamartine de Faria a Luís da Câmara Cascudo



Interessante e sugestivo Cartão de Boas-Festas enviado pelo agrônomo e ecologista Oswaldo Lamartine de Faria ao escritor e folclorista Luís da Câmara Cascudo, inquestionavelmente dois dos maiores nomes da inteligência potiguar. A edição da imagem junto ao texto foi elaborada pelo poeta cearense Majela Colares, que também é um estudioso da obra dos dois citados intelectuais.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Agenda Ambiental" - Lançamento de Livro




Segue abaixo convite para o lançamento do livro “Agenda ambiental: gestão socioambiental”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba e organizado pelos professores Antônio Augusto Pereira de Sousa, Djane de Fátima Oliveira, Givanildo Gonçalves de Farias e Mercília Tavares Jordão.

Eu tenho a honra de participar do livro na condição de coautor, com os capítulos “Licenciamento ambiental e responsabilidade social da empresa” e “Minerais não metálicos: uma análise da legislação ambiental e minerária”, este último em parceria com o advogado Emanuel Vieira Gonçalves.

O livro trata da gestão ambiental sob os mais variados enfoques, e com uma riqueza temática muito grande, tendo por principal escopo a interdisciplinaridade.

Eis o convite:



Prezado(a)  senhor(a)

É com satisfação que a EDUEPB convida V.Sa e parceiros autorais para o III Encontro de Autores que acontecerá no próximo dia 25, a partir das 9hs da manhã, no auditório 2 do CIA. Na oportunidade, além dos projetos editoriais em andamento, haverá lançamento de obras coletivas, dentre as quais se inclui o título Agenda Ambiental. Contamos com a vossa presença.

Atenciosamente,

Cidoval Morais de Sousa
Diretor EDUEPB

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Indicação da Obra "A Cegueira da Justiça", de Marcílio Toscano, ao Prêmio Jabuti



O livro “A cegueira da Justiça: diálogo iconográfico entre arte e direito”, de autoria do professor Marcílio Toscano da Franca Filho, é um dos dez finalistas da categoria de publicações jurídicas do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro. Publicado pela Safe, tradicional editora de Porto Alegre/RS, trata-se de um interessante ensaio sobre a relação entre as linguagens artística e jurídica.

Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra/Portugal e pós-doutor pela Universidade de Florença/Itália, a Paraíba está muito bem representada por Marcílio. Além de autor de várias obras e professor da UFPB, o autor é Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

No ano passado a professora Heline Sivini Ferreira também representou o Estado na etapa final da premiação com a organização da obra “Biocombustíveis: fonte de energia sustentável?”, publicado pela Editora Saraiva. Eu, inclusive, tive a honra de participar dessa coletânea com o capítulo sobre regulação jurídica dos biocombustíveis em âmbito estadual.

Enfim, espera-se que a obra sobre arte e direito tenha mais sorte do que a de sua citada conterrânea, e seja apontada como a grande vencedora. De qualquer forma, estão de parabéns o Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e o professor Marcílio Toscano pela importante indicação.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Ecologia em Câmara Cascudo



Luís da Câmara Cascudo foi um importante antropólogo, historiador e folclorista brasileiro, tendo sido um dos mais ativos e notáveis intelectuais brasileiros. Nascido em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, publicou trinta e um livros e nove plaquetas, incluindo o “Dicionário do folclore brasileiro”, para muitos a sua obra mais relevante.

Câmara Cascudo dedicou um capítulo do seu livro “Civilização e cultura”, publicado no ano de 1983 pela Editora Itatiaia (Belo Horizonte/MG), à ecologia. É claro que a discussão nesse caso é muito mais sob a ótima da Geografia, e da influência que o meio pode exercer sobre o ser humano, do que propriamente ecológica.

De qualquer maneira, o enciclopédico Cascudo é quase sempre genial, e vale a pena destacar o seguinte trecho do referido capítulo:

“Um ovo foi enviado em junho de 1933 de Natal, Rio Grande do Norte, para a Alemanha, para Altenessen, Prússia renana. Do ovo nasceu um galo, alemão pelo jus soli e brasileiro pelo jus sanguinis. Durante os cinco ou seus anos de sua existência esse galo cantou unicamente pelo horário dos galos do Brasil que ele jamais ouvira. Não houve meio do galo potiguar assimiliar o ritmo pregoeiro dos colegas renanos. Manteve a diferença das quatro horas distantes para as doze locais. Levara, ab ovo, não apenas o canto mas também a regra imutável dos momentos em que deveria cantar. Ecologia alemã inoperante” (pag. 145).