Seja nos maiores ou nos menores Municípios, o principal aspecto da decoração típica dos festejos juninos são sempre as bandeirinhas coloridas. Com efeito, não pode existir São João sem as bandeiras em amarelo, azul, branco, laranja, verde e vermelho, que são normalmente as cores mais utilizadas.
Na fotografia em questão, as bandeirolas que decoram o Parque do Povo, quartel general do maior e melhor São João do mundo, que é inquestionavelmente o de Campina Grande, Estado da Paraíba. É provável que não fosse apenas por causa dos balões e dos fogos que Luiz Gonzaga cantava "olha pro céu, meu amor/ veja como ele está lindo", já que sempre existiu uma estética junina específica.
É interessante observar que essa imagem também remonta ao artista plástico ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, pertencente à segunda geração do modernismo brasileiro, cuja obra é em grande parte caracterizada pelas bandeirolas multicores. É claro que Volpi apenas se apropriou disso e criou sua obra, pois tais imagens são utilizadas há séculos nas festas juninas nordestinos e em outras celebrações populares.
2 comentários:
eu nao nunca fui numa festa junina mais bonita desse jei to acho q vou me arrisca a ai
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q lindo ta maravilhosooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Postar um comentário