domingo, 13 de setembro de 2009

João Pessoa - Cidade das Acácias II










João Pessoa - Cidade das Acácias I











I Simpósio de Direito Ambiental da AGU no Recife

No dia 10 de setembro do corrente ano, eu participei do I Simpósio de Direito Ambiental organizado pela Advocacia Geral da União da 5ª Região, no Recife. Tive a honra de conhecer a professora Carla Amado Gomes, da Universidade de Lisbôa, que proferiu uma magistral palestra sobre o meio ambiente e o patrimônio comum da humanidade. A professora Carla é autora de diversas obras importantes e é uma referência internacional na matéria. Também tive a honra de conhecer pessoalmente a professora Fernanda Walter, com quem já me correspondia pela internet, que proferiu uma brilhante palestra sobre os organismos geneticamente modificados e o princípio da precaução no plano internacional. Além do mais, conheci o Dr. Rogério e o Dr. Ricardo Barroso, atuantes procuradores do Ibama. Infelizmente, o evento não foi muito divulgado fora do âmbito da Advocacia da União. Na foto, estou eu, Dr. Ricardo, a advogada ambientalista Helena Telino, a professora Carla Amado, Dr. Rogério, Fernanda Walter e Dr. Mário Cunha.

Politicamente Incorreto e Ecologicamente Certo


A frase abaixo, da autoria da Senadora e ex-Ministra do Meio Ambiente Marina da Silva, foi enviada a mim pelo meu irmão mais velho e traduz uma verdade inquestionável:

A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém.

Com efeito, a intensificação dos desastres ambientais no planeta nos últimos quinza anos, a exemplo de tsunamis, terremotos e furacões, remonta à idéia de uma vingança da natureza. De qualquer forma, foi melhor mesmo que a frase fosse da autoria de uma mulher.