quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Dilema da Ética - Entre o Consumidor e o Empregador



Ao levar o carro à revisão, eu fui aconselhado pelo funcionário responsável a trocar determinada peça fora da concessionária, pois o valor seria pelo menos quatro vezes mais barato.


Eu narrei o fato a dois amigos, em ocasiões distintas, sem fazer qualquer juízo de valor, e a reação deles foi totalmente diferente.

Enquanto o primeiro destacou a ética do funcionário, que não compactuou com a prática abusiva contra os consumidores, o segundo ressaltou a falta de ética do mesmo tendo em vista a lesão aos interesses da empresa onde trabalho.

Com efeito, não foi possível para mim identificar se o referido sujeito agiu ou não da forma mais correta.

O fato é que se por um lado eu o agradeço por ter evitado tamanho prejuízo, de outro é evidente que jamais gostaria de tê-lo como empregado.

Com a palavra, os estudiosos e interessados no assunto: afinal de contas, o funcionário em questão foi ou não ético?

Nenhum comentário: