quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Epígrafe XVIII - Milan Kundera - Animais



O Dr. Laerte Fernando Levai, Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, conhecido defensor dos direitos dos animais, em palestra proferida anteontem no Congresso de Direito Ambiental do Instituto o Direito por um Planeta Verde, citou a seguinte frase abaixo transcrita do escritor tcheco Milan Kundera, retirada do livro "A insustentável leveza do ser". Como admirador de Kundera, e em particular da obra citada, não posso deixar de destacar essa belíssima e profunda afirmação:


A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação aqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade - o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso ohar - são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais.

Milan Kundera

O Dilema da Ética - Entre o Consumidor e o Empregador



Ao levar o carro à revisão, eu fui aconselhado pelo funcionário responsável a trocar determinada peça fora da concessionária, pois o valor seria pelo menos quatro vezes mais barato.


Eu narrei o fato a dois amigos, em ocasiões distintas, sem fazer qualquer juízo de valor, e a reação deles foi totalmente diferente.

Enquanto o primeiro destacou a ética do funcionário, que não compactuou com a prática abusiva contra os consumidores, o segundo ressaltou a falta de ética do mesmo tendo em vista a lesão aos interesses da empresa onde trabalho.

Com efeito, não foi possível para mim identificar se o referido sujeito agiu ou não da forma mais correta.

O fato é que se por um lado eu o agradeço por ter evitado tamanho prejuízo, de outro é evidente que jamais gostaria de tê-lo como empregado.

Com a palavra, os estudiosos e interessados no assunto: afinal de contas, o funcionário em questão foi ou não ético?

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Flagrante - Acessibilidade X Árvores - Falso Dilema


Nessas imagens tiradas no final de semana passado, resta claro que qualquer eventual cadeirante não encontrará espaço para passar nessa calçada. Antes que aleguem o falso dilema entre a permanência das árvores e o direito de passagem dos portadores de necessidades especiais, impende dizer que o simples deslocamento dos canteiros para o canto das calçadas já resolveria o problema. O edifício em questão fica na Praia de Ponta de Campina, no Município de Cabedelo/PB. O assunto já foi encaminhado ao Ministério Público, que certamente encontrará a melhor solução.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fechamento do Escritório do IBAMA em Campina Grande

No dia 6 de agosto o escritório do IBAMA de Campina Grande foi fechado. Nenhum dos prefeitáveis protestou. Se ninguém na cidade se preocupou com os empregos gerados, imagine a preocupação com a efetividade do controle ambiental em toda a Região Metropolitana. Totalmente lamentável.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

S.O.S. Rio São Francisco

O Rio São Francisco está mesmo doente. Com um simples passeio de barco é possível vislumbrar alguns de seus problemas: assoreamento do leito do rio, ausência de vegetação nas áreas de preservação permanente, contaminação química por agrotóxicos, descarga de esgotos domésticos e industriais sem qualquer tratamento etc. Infelizmente, a transposição tende a agravar esse quadro já negativo, sob o argumento falacioso de levar água para os moradores do Nordeste setentrional. Como pode resolver o problema do acesso em outras regiões longínquas , se inúmeras comunidades à beira do rio, inclusive bairros inteiros de Juazeiro e Petrolina (que formam o maior aglomerado urbano do semiárido brasileiro), não têm e nunca tiveram acesso à água? O fato é que a questão é de ordem política. Eu espero sinceramente estar errado, mas tudo indica que daqui a alguns anos se comprovará que essa obra foi mais um elefante branco encomendado pelas grandes construtoras do país.