quinta-feira, 28 de março de 2013

Agradecimento pela Publicação da 4a Edição do Livro "Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos e Práticos"


Muitíssimo obrigado a todos os amigos que vibraram ou que ainda estão vibrando com a notícia da publicação da 4ª edição do meu livro sobre licenciamento ambiental. Eu confesso que nunca esperei ir tão longe, mormente porque se trata de uma obra específica, não voltada para concursos públicos nem para a graduação. A base dessa publicação foi minha dissertação de mestrado, que defendi junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Inicialmente eu pretendia abordar a questão da outorga de direito de uso de recursos hídricos, mas decidi mudar de tema simplesmente porque fiquei com medo de perder o prazo de defesa. Na época eu era o chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa, e não dispunha do mesmo tempo daqueles que se dedicavam apenas ao mestrado. Por trabalhar diariamente com licenciamento ambiental, eu abracei esse tema e até hoje não consegui me desvincular. Eu também jamais acreditei que uma editora jurídica comercial apostasse no projeto, só tendo encaminhado a proposta por conta da pressão de alguns amigos e familiares. Para a minha surpresa, a Editora Fórum aceitou quase que imediatamente. Na verdade, foi uma sequência de escolhas acertadas, embora não idealizadas ou planejadas. Afinal de contas, já fiz tantas apresentações e cursos sobre o assunto em tão variados lugares, tendo publicado também inúmeros trabalhos, que de certa forma o licenciamento ambiental se tornou uma referência profissional para mim.  É provável que exista  mesmo uma razão maior por trás de tudo o que acontece. Abraços a todos.


Nenhum comentário: