domingo, 8 de maio de 2011

Epígrafe VIII - Tom Jobim, Ambientalista


Eu sempre fui admirador do maestro Antônio Carlos Jobim, um dos maiores compositores e instrumentistas da música popular brasileira. Tom Jobim ficou conhecido internacionalmente por ser um dos pais da bossa nova e por ser o autor de sucessos como “Águas de março”, “Dindi”, “Garota de Ipanema” e “Insensatez”.

Contudo, o público desconhece a faceta ambientalista de Tom, que sempre foi um grande defensor das árvores e dos animais, o que era algo incomum para a época dele. Vinícius de Moraes relata que certa feita se surpreendeu ao encontrar o seu amigo pescando há horas sem isca, tendo o mesmo respondido que sempre fazia aquilo porque jamais machucaria os peixinhos.

Tom era mesmo de uma sensibilidade incomum. Também retrata isso a frase abaixo que ele disse em uma entrevista, tendo eu a transcrito a partir do livro “Do universo à jabuticaba” (São Paulo: Editora Planeta, 2010), de Rubem Alves:


“Toda vez que uma árvore é cortada aqui na Terra, eu acredito que ela cresça outra vez em outro lugar - em algum outro mundo. Então, quando eu morrer, este é o lugar para onde quero ir. Onde as florestas vivam em paz”.

Nenhum comentário: