quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bandeirinhas de São João - Decoração do Parque do Povo



Seja nos maiores ou nos menores Municípios, o principal aspecto da decoração típica dos festejos juninos são sempre as bandeirinhas coloridas. Com efeito, não pode existir São João sem as bandeiras em amarelo, azul, branco, laranja, verde e vermelho, que são normalmente as cores mais utilizadas.

Na fotografia em questão, as bandeirolas que decoram o Parque do Povo, quartel general do maior e melhor São João do mundo, que é inquestionavelmente o de Campina Grande, Estado da Paraíba. É provável que não fosse apenas por causa dos balões e dos fogos que Luiz Gonzaga cantava "olha pro céu, meu amor/ veja como ele está lindo", já que sempre existiu uma estética junina específica.

É interessante observar que essa imagem também remonta ao artista plástico ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, pertencente à segunda geração do modernismo brasileiro, cuja obra é em grande parte caracterizada pelas bandeirolas multicores.  É claro que Volpi apenas se apropriou disso e criou sua obra, pois tais imagens são utilizadas há séculos nas festas juninas nordestinos e em outras celebrações populares.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu nao nunca fui numa festa junina mais bonita desse jei to acho q vou me arrisca a ai

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q lindo ta maravilhosooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo