sexta-feira, 12 de julho de 2013

"A Conservação do Bioma Cerrado", de Luciano J. Alvarenga


Eu acabei de receber o meu exemplar do seu livro "A conservação do bioma cerrado: o direito ante a fragmentação de ciências e de ecossistemas", de autoria do jusambientalista Luciano J. Alvarenga e publicado recentemente pela Annablume (São Paulo).

A publicação ficou primorosa sob todos os aspectos, do conteúdo singular ao zeloso acabamento gráfico (vide a flor do pequi na primeira capa).

Com relação ao conteúdo, eu reproduzo em seguida o pequeno texto que tive a honra de escrever para a orelha da obra:

"Ao contrário da maioria dos demais biomas e a despeito de sua importância ecológica, o Cerrado nunca recebeu a atenção devida do legislador brasileiro. Por isso, este estudo procura avaliar a compatibilidade da legislação florestal no que diz respeito a esse bioma. É um trabalho crítico e interdisciplinar, que associa a fragmentação das ciências à fragmentação dos ecossistemas e à constituição da própria legislação".

Meus agradecimentos ao autor pelo envio livro e pela carinhosa dedicatória, e, sobretudo, pela importante contribuição ao direito ambiental brasileiro - ou melhor, ao direito do cerrado, que acaba de nascer.

Forte abraço e parabéns ao Dr. Luciano J. Alvarenga.

Nenhum comentário: