domingo, 2 de janeiro de 2011

Epígrafe V - Édis Milaré


Dando continuidade à relação de possíveis epígrafes na área de meio ambiente, eu transcrevo logo abaixo frase de Édis Milaré retirada do livro Direito do Ambiente, publicado pela Editora Revista dos Tribunais. Trata-se de um dos mais completos manuais escritos sobre a matéria, cuja linguagem consegue aliar com maestria didática e profundidade.

Na condição de um dos pioneiros, o professor Milaré contribuiu significativamente para o amadurecimento do Direito Ambiental no país. Além de ser autor e organizador de várias obras importantes, ele é um dos responsáveis pela edição da Lei n. 7.347/85 (Lei de Ação Civil Pública) e pelo alargamento de atuação do Ministério Público na área ambiental e na área de direitos difusos e coletivos de forma geral, em razão da bem sucedida pressão exercida sobre os constituintes da Assembléia de 1988.

Milaré seguiu carreira no Ministério Público, tendo se aposentado como Procurador de Justiça, e exerceu cargos importantes como o de Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo durante o Governo Fleury e o de membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estando atualmente trabalhando como advogado e consultor jurídico. Sem mais delongas, eis a frase do autor:

"O Direito Ambiental ajuda-nos a explicitar o fato de que, se a Terra é um imenso organismo vivo, nós somos a sua consciência. O espírito humano é chamado a fazer as vezes da consciência planetária. E o saber jurídico ambiental, secundado pela Ética e municiado pela Ciência, passa a co-pilotar os rumos desta nossa frágil espaçonave".

Nenhum comentário: