sábado, 21 de março de 2009

"Quase Primavera"


Ontem à noite, eu assisti ao show de Flávia Wenceslau no teatro do Sesc/Centro em Campina Grande. Um espetáculo, no melhor sentido da palavra.

Com uma voz ao mesmo tempo firme e suave, Flávia encantou a platéia interpretando com maestria as canções do seu novo álbum intitulado “Quase primavera”. Aquela mulher frágil e pequena, e de olhar distante, ao cantar se torna grande, quase infinita, a ponto de dominar completamente o palco e os espectadores.

Não é à toa que seu nome começa a despontar no cenário dos novos cantores e compositores da música popular brasileira. No show, tocou o próprio violão e conversou, arrancando risos da platéia ao contar os percalços da sua vida de artista.

Ela parece viajar entre o singelo e o sublime, ente o ocaso e o acaso, entre o segredo e o sagrado. Sabe que a beleza não precisa ser triste, e que a verdadeira arte nasce do espírito. Desde pequena que se dedica à música, e sonha em ser cantora profissional.

Como uma autentica flôr do Cariri, a cantora conseguiu desabrochar mesmo em meio a uma infância pobre e sem perspectivas entre Pocinhos e Puxinanã. Suas canções evocam a natureza, ao falar de estrelas, pássaros, riachos e sol, fazendo recordar um pouco o universo sonoro do Clube da Esquina.

Contudo, o seu modo peculiar de cantar é inegável, com a forte influência da música regional nordestina e um tomo espiritualizado. Além da técnica vocal irrepreensível, Flávia é também compositora, arrajadora e produtora do seu próprio trabalho.

Uma cantora completa, um diamante quase que inteiramente lapidado. Parece uma deusa da música, pareceu a música em formato de mulher.

Todas as canções dela são bonitas, mas gostei especialmente de “Água de lavar”, de “Todo homem” e de outra que ela compôs em homenagem ao pai. Apesar de não ter sequer o primeiro grau completo, as suas letras são belas e profundas.

Confesso que quando o show terminou eu me dei conta, com surpresa, de que estava em um teatro: durante uma hora e vinte minutos me esqueci de tudo o que não fosse aquela apresentação. Puro êxtase.

Música para os ouvidos, conforto para a alma. Muito obrigado, Flávia, por seu show, por suas canções, pela sua espiritualidade e pela música que ressoa a partir de você.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá querido!

Gostaria muito de ter um cd da Flavia Wenceslau...suas musias me acompanham...me fazem amar mais viver mais..ser mais feliz :D

Tu pode me passar informações de como eu posso conseguir...
desde já agradecida!
marcelabobsin@hotmail.com

esse é meu email!