sexta-feira, 1 de maio de 2009

Matéria de Astier - Lançamento de Coletânea em 2008


A matéria transcrita abaixo foi publicada no dia 14 de agosto de 2008 no Jornal da Paraíba e no portal Paraíba 1 (http://www.paraiba1.com.br/), a respeito do lançamento do livro “Gestão de áreas protegidas: processos e casos particulares” (Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2008), organizado por mim e pelo biólogo e analista ambiental federal Ronílson José da Paz. Na ocasião, foram lançados também os livros dos juristas Marcelo Weick Pugliesi e Ronny Charles Lopes de Torres.


A razão de eu transcrevê-la no meu blog é a referência à fase em que eu não sabia se seguiria o caminho jurídico ou o estudo das teorias literárias. Na época, eu cursava Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e Letras (com habilitação em vernáculo) pela Universidade Federal da Paraíba – campus II, quando era companheiro de curso do jornalista e poeta bilhante Astier Basílio.


Felizmente ou infelizmente, pois somente Alá conhece o caminho dos homens (como diria um mulçumano), eu optei pelo Direito. O fato é que o mundo perdeu um péssimo poeta e um crítico literário pior ainda...


Justiça
Semana dos Advogados tem lançamentos na OAB nesta quinta


14/08/2008 10:22:00
Da Redação


Com Astier Basílio, do Jornal da Paraíba


Três novas edições entram para bibliografia do Direito paraibano e serão lançadas às 16h desta quinta-feira (14). O lançamento será no auditório do edifício-sede da Ordem dos Advogados, seccional da Paraíba (OAB-PB), no Centro de João Pessoa.


Os lançamentos são 'Incidente de Argüição de Inconstitucionalidade em Tribunal' de autoria do Advogado Marcelo Weick Pogliese, 'Leis de Licitações Públicas Comentadas', de autoria do Advogado Ronny Chales Lopes de Torres, e a edição do Direito Ambiental 'Gestão Áreas Protegidas: Processos e Casos Particulares', organizado pelo advogado Talden Queiroz Farias e o biólogo Ronilson José da Paz.


Talden Farias - Há 10 anos, o jovem Talden Farias lançava o seu primeiro livro, ‘Cemitério dos Deuses’. Naquela época, ele vivia dividido entre as cadeiras jurídicas do curso de Direito e o aprendizado das teorias da literatura no curso de Letras. De lá pra cá, Talden teve de optar e escolheu seguir o caminho da advocacia.


Atualmente, especializado em Direito Ambiental, Talden lança hoje o seu quarto livro, ‘Gestão Áreas Protegidas: Processos e Casos Particulares’. A obra é organizada por ele e pelo biólogo Ronilson José da Paz.


Ronny Charles - O advogado Ronny Charles informa que o seu objetivo, ao escrever ‘Leis de Licitações Públicas Comentadas’, foi confeccionar uma obra de fácil acesso e utilização, tanto pelos estudantes e operadores do direito como pelos empresários e agentes públicos que atuam na área de licitação, tratando, em um único livro, sobre as principais normas licitatórias.


Marcelo Weick - O advogado Marcelo Weick Pogliese explica em seu livro ‘Incidente e Argüição de Inconstitucionalidade em Tribunal’ que a quebra da bipolaridade difusa x concentrada traduz-se na perfeita acomodação do incidente de argüição de inconstitucionalidade, compatibilizando-se, sobremaneira, com o método difuso brasileiro, com as devidas adaptações “como sugere o livro, em especial quanto ao cabimento, competência, legitimidade para a argüição”.


Nenhum comentário: